Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Cerca de 100 apaixonados pelo carro reuniram-se
De objeto de estimação a integrante da família, os fuscas ganham tais referências, despertam paixões e assumem significados diversos para seus donos. Para o empresário Vagner Costa, 39 anos, a relação-homem-carro vai além.
_ É uma máquina de fazer amigos. Onde eu paro, seja em um posto ou em um lugar como esse, a gente conhece alguém que tem uma história e acaba surgindo uma nova amizade. Aprendi a dirigir em um fusca e essa é uma paixão _ conta.
Domingo para brincar, dançar e descansar em Santa Maria
O empresário foi um entre os cerca de 100 donos do modelo que se reuniram no Encontro de Fuscas e VWS, no Monet Plaza Shopping, na tarde deste domingo. Vagner chegou dirigindo seu fusca 1969, com placas pretas _ quando pelo menos 80% do carro se mantém original _, acompanhado da esposa, da cunhada e da filha.
_ Faz parte da família. Fica na garagem limpinho e não sai de lá se não estiver chovendo. Brinco que ele é mais cuidado do que eu _ conta bem-humorada, Deise Bassaco, 42 anos, esposa de Vagner.
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Para Vagner, o fusca é considerado um integrante da família
Embalado por músicas anos 70, 80 e 90 selecionadas pelo ex-comunicador da Rádio Continental, Luís Siqueira, o evento foi uma iniciativa da Associação Amigos do Fusca de Santa Maria. Ao longo da tarde, foram recolhidos agasalhos e alimentos para serem doados a entidades beneficentes e uma rifa cujo prêmio é nada menos que um fusca a ser entregue ao ganhador no 7º Encontro de Fuscas e Derivados, que ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
NO CALENDÁRIO DA CIDADE
Um dos motivos que reforçaram o encontro de ontem foi o fato de reforçar o Dia Municipal do Fusca, no dia 22 de maio. Foi nesta mesma data que, em 1967, saía da Pampeiro o primeiro fusca a rodar pelas ruas de Santa Maria. Quem conta é o estudante de engenharia mecânica Gabriel Quinhones, 22 anos, presidente da associação que organizou o evento e um fusqueiro orgulhoso da capacidade agregadora que o modelo proporciona :
_ É bem como diz nosso lema: "Mais importante que o estilo e a cilindrada é o espírito que nos guia".